Viva Turismo de Natureza Ecoturismo

Praça da Bandeira, sn, Centro Miracatu - SP

Cachoeiras da Terra de Gente Boa

0 (Nenhuma avaliação)
Roteiro para relaxar e ao mesmo tempo conhecer vários locais e contemplar cenários diferentes conhecendo 3 ...
Preço: R$90,00
Estrada do Bodão, sn - Serra do Manecão

Camping Julino

0 (Nenhuma avaliação)
Camping com fogueira, comidas típicas, músicas e muita diversão.  Realizado na Serra do Manecã ...
Preço: R$210,00

Vivencia em Cavernas

O Vale do Ribeira abriga a maior concentração de cavernas do país, sendo mais de 400 cavernas catalogadas, incluindo algumas das maiores e mais impressionantes cavernas do Brasil. A Caverna do Diabo e as Cavernas do Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) são formadas por rochas calcárias, e seus espeleotemas são resultados de milhões de anos de processos geológicos que oferecem uma experiência única de imersão na natureza, que podem ser bastante intensas e desafiadoras, mas também muito recompensadoras.

A caverna mais famosa e também uma das maiores do Estado de São Paulo é a Caverna do Diabo, com lindos espeleotemas, passarelas. iluminação interna, acessibilidade e muitos mistérios e curiosidades que impressionam a todos.

O Petar está divido em 4 núcleos, sendo eles: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos, sendo a Caverna do Santana a mais conhecida e ornamentada do parque, os seus espeleotemas encantam todos os turistas que a visitam. A Caverna Casa de Pedra tem o maior pórtico do mundo com mais de 200 metros de altura que impressiona a todos.

As vivências nas cavernas podem variar de acordo com a caverna visitada e o tipo de atividade realizada, como caminhar, atravessar rios subterrâneos e escalar formações rochosas.

Para fazer a visitação é obrigatório o acompanhamento de guias locais, que fornecem informações sobre as histórias, a geologia, a fauna e a flora da região e principalmente garantir a segurança dos visitantes.

Com espeleotemas incríveis, as vivências nas cavernas permitem uma conexão única com a natureza, elas abrigam uma variedade de espécies de animais e plantas que se adaptaram a esse ambiente escuro e úmido.

As vivências nas cavernas do PETAR é uma oportunidade emocionante e inesquecível para explorar um ambiente subterrâneo incrível, desafiador e surpreendente, além de se conectar com a natureza de uma forma única.

Passeios em Áreas conservadas legado

Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. É um destino para quem busca fugir das praias lotadas, festas e agitação das cidades. O melhor de tudo é que o belo local fica a apenas 2 horas de São Paulo, no Vale do Ribeira, sendo uma opção de viagem bate e volta para quem curte um passeio diferente no fim de semana.  

A reserva possui 31 mil hectares em alto grau de conservação, sendo abrigo para diversas espécies de fauna e flora. Os monitoramentos e pesquisas científicas desenvolvidas no território, por exemplo, já registaram mais de 1.800 espécies de animais e plantas. Em relação à fauna, a Reserva é lar para duas antas albinas – possivelmente as únicas a viverem livres na natureza; abriga o terceiro maior grupo populacional de muriqui-do-sul – sendo reconhecida pela União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Área Prioritária Global para conservação desta espécie; e é a casa de 43% de toda a avifauna do Estado de São Paulo.

Agora, especificamente sobre a flora, o território destaca-se por ter redescoberto a orquídea Octomeria estrellensis e identificado a presença de uma nova espécie da planta, nomeada como Lepanthopsis legadensis, em sua homenagem.  

Com essa rica biodiversidade, a Reserva é um local ideal aos amantes da natureza. São diversas atividades de ecoturismo oferecidas e indicadas para pessoas de todas as idades e gostos: trilhas, passeios aquáticos, mirantes e canoagem. O local ainda conta com opção de pousada, casas e camping para os aventureiros que queiram aproveitar ao máximo as maravilhas da área! As atividades podem ser guiadas, com datas e horários pré-definidos e valores diferenciados; ou autoguiadas, com acesso a partir da compra do ingresso de visitação. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 99748-0256.

Trilhas - vale das ostras

No Vale do Ribeira temos diversas trilhas maravilhosas que levam aos mais variados destinos como praias, cachoeiras, cavernas, mirantes entre outros destinos dentro da Grande Reserva da Mata Atlântica e que proporcionam experiências fantásticas através do contato com a natureza, cenários paradisíacos e onde novas descobertas são inevitáveis e aguçam ainda mais a curiosidade e o desejo de explorar cada vez mais.

A trilha mais conhecida é a trilha do Vale das Ostras, com aproximadamente 5 km de extensão, você vai serpentear o rio Ribeirão das Ostras que é o mesmo rio que passa dentro da Caverna do Diabo e antes de desaguar no Rio Ribeira de Iguape, forma 12 cachoeiras, uma mais linda que a outra fechando o passeio com chave de ouro na maravilhosa cachoeira Queda do Meu Deus, com seus 53 metros de altura, cercado de muito verde é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Estado de São Paulo e encanta todos os turistas.

Durante a caminhada, você vai se refrescar e se banhar nas piscinas naturais formadas pelas cachoeiras, se conectar com a natureza, conhecer um pouco da história e cultura local e contemplar diversas espécies de fauna e flora.

Caminhar por uma trilha pode ser uma atividade física moderada e que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. A sensação de relaxamento pode ser potencializada pela presença da natureza e pelo afastamento do barulho e da correria da cidade grande.

Se aventurar por essa trilha proporciona desafios físicos e mentais, como subidas íngremes, caminhos estreitos e pedregosos, além de diversos obstáculos que podem surgir durante a caminhada gerando uma dose de adrenalina e superação. Viva essa experiência, viva a vida que vale a pena!

Experiências Similares

Bem parecido com suas preferências

Iporanga, SP

Viva Petar 02 dias – Casa de Pedra

0 (Nenhuma avaliação)

Viva Rota das Cavernas 03 dias

5 (3 Comentários)
Iporanga - SP

Viva Petar 03 dias – Casa de Pedra

0 (Nenhuma avaliação)
Estrada do Bodão, sn - Serra do Manecão

Camping Julino

0 (Nenhuma avaliação)
Estrada do Bodão, sn - Serra do Manecão

Camping Junino

0 (Nenhuma avaliação)
Br 116

Cultura e Natureza

0 (Nenhuma avaliação)
Praça da Bandeira, sn, Centro Miracatu - SP

Cachoeiras da Terra de Gente Boa

0 (Nenhuma avaliação)
💬 Precisa de Ajuda?