O Vale do Ribeira abriga a maior concentração de cavernas do país, sendo mais de 400 cavernas catalogadas, incluindo algumas das maiores e mais impressionantes cavernas do Brasil. A Caverna do Diabo e as Cavernas do Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) são formadas por rochas calcárias, e seus espeleotemas são resultados de milhões de anos de processos geológicos que oferecem uma experiência única de imersão na natureza, que podem ser bastante intensas e desafiadoras, mas também muito recompensadoras.
A caverna mais famosa e também uma das maiores do Estado de São Paulo é a Caverna do Diabo, com lindos espeleotemas, passarelas. iluminação interna, acessibilidade e muitos mistérios e curiosidades que impressionam a todos.
O Petar está divido em 4 núcleos, sendo eles: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Caboclos, sendo a Caverna do Santana a mais conhecida e ornamentada do parque, os seus espeleotemas encantam todos os turistas que a visitam. A Caverna Casa de Pedra tem o maior pórtico do mundo com mais de 200 metros de altura que impressiona a todos.
As vivências nas cavernas podem variar de acordo com a caverna visitada e o tipo de atividade realizada, como caminhar, atravessar rios subterrâneos e escalar formações rochosas.
Para fazer a visitação é obrigatório o acompanhamento de guias locais, que fornecem informações sobre as histórias, a geologia, a fauna e a flora da região e principalmente garantir a segurança dos visitantes.
Com espeleotemas incríveis, as vivências nas cavernas permitem uma conexão única com a natureza, elas abrigam uma variedade de espécies de animais e plantas que se adaptaram a esse ambiente escuro e úmido.
As vivências nas cavernas do PETAR é uma oportunidade emocionante e inesquecível para explorar um ambiente subterrâneo incrível, desafiador e surpreendente, além de se conectar com a natureza de uma forma única.
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. É um destino para quem busca fugir das praias lotadas, festas e agitação das cidades. O melhor de tudo é que o belo local fica a apenas 2 horas de São Paulo, no Vale do Ribeira, sendo uma opção de viagem bate e volta para quem curte um passeio diferente no fim de semana.
A reserva possui 31 mil hectares em alto grau de conservação, sendo abrigo para diversas espécies de fauna e flora. Os monitoramentos e pesquisas científicas desenvolvidas no território, por exemplo, já registaram mais de 1.800 espécies de animais e plantas. Em relação à fauna, a Reserva é lar para duas antas albinas – possivelmente as únicas a viverem livres na natureza; abriga o terceiro maior grupo populacional de muriqui-do-sul – sendo reconhecida pela União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Área Prioritária Global para conservação desta espécie; e é a casa de 43% de toda a avifauna do Estado de São Paulo.
Agora, especificamente sobre a flora, o território destaca-se por ter redescoberto a orquídea Octomeria estrellensis e identificado a presença de uma nova espécie da planta, nomeada como Lepanthopsis legadensis, em sua homenagem.
Com essa rica biodiversidade, a Reserva é um local ideal aos amantes da natureza. São diversas atividades de ecoturismo oferecidas e indicadas para pessoas de todas as idades e gostos: trilhas, passeios aquáticos, mirantes e canoagem. O local ainda conta com opção de pousada, casas e camping para os aventureiros que queiram aproveitar ao máximo as maravilhas da área! As atividades podem ser guiadas, com datas e horários pré-definidos e valores diferenciados; ou autoguiadas, com acesso a partir da compra do ingresso de visitação. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (13) 99748-0256.
No Vale do Ribeira temos diversas trilhas maravilhosas que levam aos mais variados destinos como praias, cachoeiras, cavernas, mirantes entre outros destinos dentro da Grande Reserva da Mata Atlântica e que proporcionam experiências fantásticas através do contato com a natureza, cenários paradisíacos e onde novas descobertas são inevitáveis e aguçam ainda mais a curiosidade e o desejo de explorar cada vez mais.
A trilha mais conhecida é a trilha do Vale das Ostras, com aproximadamente 5 km de extensão, você vai serpentear o rio Ribeirão das Ostras que é o mesmo rio que passa dentro da Caverna do Diabo e antes de desaguar no Rio Ribeira de Iguape, forma 12 cachoeiras, uma mais linda que a outra fechando o passeio com chave de ouro na maravilhosa cachoeira Queda do Meu Deus, com seus 53 metros de altura, cercado de muito verde é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Estado de São Paulo e encanta todos os turistas.
Durante a caminhada, você vai se refrescar e se banhar nas piscinas naturais formadas pelas cachoeiras, se conectar com a natureza, conhecer um pouco da história e cultura local e contemplar diversas espécies de fauna e flora.
Caminhar por uma trilha pode ser uma atividade física moderada e que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. A sensação de relaxamento pode ser potencializada pela presença da natureza e pelo afastamento do barulho e da correria da cidade grande.
Se aventurar por essa trilha proporciona desafios físicos e mentais, como subidas íngremes, caminhos estreitos e pedregosos, além de diversos obstáculos que podem surgir durante a caminhada gerando uma dose de adrenalina e superação. Viva essa experiência, viva a vida que vale a pena!