Sete Barras

Sete Barras

Em meio a Mata Atlântica, Sete Barras é uma típica cidade do interior que faz qualquer turista se sentir em casa.

Receptiva e aconchegante, possui uma importante parcela de riquezas naturais do Brasil que abriga cachoeiras pouco exploradas e de tirar o folego.

Situada entre dois importantes Parques Estaduais: Carlos Botelho e Intervales, possui uma grande tradição cultural marcada e definida por diversos eventos, gastronomia típica, entre outras.
Qualquer visitante fica de queixo caído em ver tantos pés de banana por todos os cantos, deixando o visual ainda mais verde.

Passeios / Pontos Turísticos

O Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) conta com mais de 37 hectares de preservação de Mata Atlântica e oferece diversos atrativos naturais de lazer, assim como cachoeiras, nove trilhas monitoradas, mirante, rios apropriados para banho, vários pontos para piquenique e uma rica biodiversidade que atraem visitantes e pesquisadores de todo o país.

O acesso ao Parque é pela SP139, bairro Mamparra.

No município de Sete Barras o Parque Intervales, que é uma Unidade de Conservação da Natureza do grupo de Proteção Integral, possui três bases operacionais para serviços de Educação Ambiental e Fiscalização. O relevo é predominantemente montanhoso e não existem cavernas no interior do Parque nessa área. A biodiversidade é muito rica e diferenciada, com características particulares.

Cachoeiras

É umas das mais distantes do Centro de Sete Barras, porém, possuí atrativos que compensam o trajeto. Essa cachoeira é uma das principais da região e é composta por duas quedas diferentes e uma piscina natural linda para banho.

Queda 01

Queda 02

Essa Cachoeira possui uma belíssima queda d’água com cerca de 6 metros de altura e 10 metros de diâmetro, propiciando um refrescante banho no poço de aproximadamente 2,5 metros de profundidade. Está localizada em meio a uma clareira na Mata Atlântica que permite a incidência de sol. Seu acesso se dá através da Trilha da Figueira e é necessário agendamento prévio, pois o percurso precisa ter o acompanhamento de um monitor.

Essa cachoeira fica localizada no Bairro Rio Preto e seu acesso é pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), até a cidade de Registro. Quase todo o percurso pode ser feito de carro, ficando uma caminhada de apenas 300 metros. A cachoeira possui uma belíssima piscina natural ideal para relaxar e curtir a natureza.

Para se chegar até a Cachoeira da Vaca é preciso percorrer uma trilha estreita de aproximadamente 300 metros. Sua queda d’água é tão forte que fica difícil ficar em baixo, sendo necessário seguir mais a frente do trajeto até chegar em um delicioso poço de piscina natural ideal para banho.

Pontos Turísticos

Linda Igreja Católica que reúne centenas de fieis.
Linda Igreja Católica localizada no Centro de Sete Barras e que reúne centenas de fieis.

Essa praça fica no Centro de Sete Barras e possui academia ao ar livre. Lugar ideal para quem quer praticar atividades físicas ou relaxar!

Trilhas

Essa trilha é plana e considerada de nível leve. Seu percurso pode ser feito até mesmo por crianças e idosos, além de ser extremamente limpa, conservada e sinalizada. No final o visitante encontrará uma enorme figueira com idade estimada de mil anos, que infelizmente caiu, mas que mesmo assim continua no local para manter viva a história do local.

A trilha fica dentro do Parque Estadual Carlos Botelho e precisa de agendamento prévio para ser feita com a presença de um monitor.

A Trilha das Bromélias possui 300 metros de extensão adaptada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e crianças. Essa trilha fica dentro do Parque Estadual Carlos Botelho e tem como principal atrativo as inúmeras espécies de bromélias espalhadas ao longo do seu percurso.

O que fazer na cidade

Mapa da Cidade