Registro

Viva Registro – A capital do Vale

Considerada a “capital” do Vale do Ribeira, Registro tornou-se oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo. Com largas e arborizadas praças, a cidade proporciona paisagens incríveis e um entardecer único, que pode ser ainda mais marcante a beira do rio Ribeira.

Além de possuir diversas atrações culturais, Registro tem várias opções de barzinhos e restaurantes em meio ao conforto e segurança típicos de uma cidade do interior.

Pontos Turísticos

Localizada no Centro da cidade, conta com um grande e diversificado acervo e é um verdadeiro centro de cultura e entretenimento.

Local ideal para quem gosta de praticar atividades físicas e que já vem sediando grandes campeonatos regionais e inúmeros eventos esportivos.
O imponente conjunto arquitetônico K.K.K.K. foi construído em 1919 e fica as margens do Rio Ribeira, bem no Centro da cidade. Seus galpões tiveram finalidades sociais e culturais ao longo de décadas. Atualmente abriga o Memorial da Imigração Japonesa e o Sesc onde recebem diversos shows, atividades culturais, apresentações teatrais e musicais proporcionando momentos de cultura e lazer.
Com vista panorâmica do rio Ribeira, o Parque Prefeito José de Carvalho, mais conhecido como Praça Beira Rio, está no anexo ao Sesc / K.K.K.K. e possui uma ampla e confortável área de lazer contando com playground, ciclovia e pista de skate.

No centro da Praça está o monumento Guaracuí, doada pela artista plástica Tomio Ohtake em 2002, em homenagem aos imigrantes japoneses.

O Templo foi construído em 1957 e é considerado o Templo do Juramento Universal de Amida, o Buda da Terra Pura do Oeste. A construção do prédio é peculiar e muito bonita.  Os colonizadores japoneses trouxeram para Registro a religião.
À beira da Rodovia BR-116 fica o famoso Palmito da Fazenda, que já tem se tornado parada obrigatória para os viajantes da estrada como também para os moradores da região que vão ao local em busca de um ambiente agradável e com gastronomia requintada.

Foi instalada no local uma grande escultura de ferro em formato de búfalo feito por um renomado artista plástico brasileiro, Juvenal Irene.

É no Mercado Municipal – Projeto Arte da Terra que moradores e visitantes encontram produtos fresquinhos e orgânicos, plantas ornamentais, pescados e produtos feitos artesanalmente artesãos e artistas da região.
A construção dessa linda Igreja foi uma obra dos colonizadores japoneses e teve início em 1928. No centro da fachada simétrica há duas pilastras retas que emolduram a imagem de São Francisco Xavier.
Essa praça fica bem ao Cento da cidade e é palco para exposições de artes, atividades culturais, de lazer e realização de eventos e feiras. Em 2008 o local recebeu uma escultura do artista plástico Yukata Toyota, que deixa a Praça ainda mais charmosa.
Essa Praça foi construída com arquitetura japonesa para homenagear a cidade-irmã Nakatsugawa, no Japão.
Marco simbolizando um portal onde desembarcaram os primeiros colonizadores japoneses. Foi feito em comemoração aos 80 anos da colonização japonesa no município.
A Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo) foi construída com arquitetura oriental e é absurdamente linda! Centraliza reuniões e atividades tradicionais da cultura oriental, assim como o yoga, tai chi chuan, massagem terapêutica e cursos de origami, ikebana, haiku, shodô e da língua japonesa.

A Associação fica na belíssima Praça da Integração Brasil – Japão, onde foi instalada uma das esculturas comemorativas do centenário da imigração japonesa no Brasil. A escultura, denominada “Portal do Sol”, do artista plástico Yutaka Toyota, foi inspirada nas antigas máquinas de beneficiamento de arroz e de chá.

Impossível imaginar que em apenas 2 quilômetros do Centro de Registro existe um verdadeiro paraíso a céu aberto! O sítio da Dona Obaatian é lindo, com muitos animais e muito verde, amor e alegria. É lá que se esconde a grande plantação de chá verde e também os pés de lichia.

Festas e Eventos

Durante os finais de semana de dezembro, a cidade de Registro realiza a Parada de Natal.

Carros alegóricos enfeitados, trajes alegres e diversificados e queima de fogos, abrilhantam e encantam os turistas com a magia do Natal.

Além dos desfiles, a agenda conta ainda com a tradicional chegada do Papai Noel e Cantatas de Natal.

O Tooro Nagashi de Registro é pioneiro no país, sendo o maior e principal evento da colônia japonesa no sul do Estado de São Paulo.

Realizado no Dia de Finados em memória as vítimas de afogamento, nas águas do Ribeira de Iguape foram lançados sete tooros. As lanternas de papel (tooros) levadas pelas águas do rio iluminam o caminho das almas e propagam a paz.

Mapa da Cidade

Recebe as últimas novidades

Preencha seu e-mail