Pariquera-Açu

Pariquera-Açu

A pequena cidade de Pariquera-Açu guarda em sua arquitetura uma marcante influência dos imigrantes europeus e o Parque Estadual Campina do encantando que intriga a todos pela chama que sai do chão. É passagem para todos que estão a caminho do litoral e a parada torna-se obrigatória para quem busca passar uma noite agradável em um dos barzinhos ou restaurantes.

Pariquera-Açu além de fazer parte do Parque Estadual da Campina do Encantado, também pertence a Ecológica de Chauás e ao Circuito Lagamar SP de Cicloturismo, oferecendo atividades para quem busca contato com a natureza e belas paisagens.

Pontos Turísticos

A Praça da Matriz normalmente está cheia de crianças e de famílias que aproveitam os banquinhos para bater um bom bate papo. A Igreja (antiga Paróquia de São Paulo Apóstolo) é a mais tradicional do município e fica no alto da Praça, encantando os olhos de quem passa por ali. Existem duas escadarias com um gramado no meio para chegar até essa linda e imponente Igreja, que foi erguida com uma torre encantadora que sobressai sobre a construção principal.
A Casa de Pedra foi construída em 1905 no estilo europeu, próxima às montanhas, matas deslumbrantes e cachoeiras. É muito visitada durante todo ano e possui ótima infraestrutura.

Em meio a Mata Atlântica preservada, o Parque Municipal Casa de Pedra encanta os visitantes com águas cristalinas em todo o seu território, formando belas cachoeiras e quedas d’água, tobogãs e piscinas naturais.

O ambiente é ideal para quem gosta de praticar trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. Os visitantes mais aventureiros podem buscar caminhadas mais radicais, até a “Queda do Exorcismo”, ou ir além, buscando as belas vistas do “Morro da Tríplice Divisa”, que separa os municípios de Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananéia, com uma visão panorâmica.

O Parque Municipal Casa de Pedra é também um local especial para observadores, que buscam entrar em contato com a natureza, sua fauna e flora. Diversos tipos de aves podem ser vistos, como o Papagaio-da-cara-roxa e o Pavô, além de mamíferos como a onça-parda e a Irara.

Com tantas opções dentro de um mesmo parque, a Casa de Pedra é o local ideal para um dia de lazer, seja com a família ou com amigos, misturando o turismo ecológico, histórico e de lazer.

O Parque Estadual Campina do Encantado, Núcleo de Visitação Campina do Encantado conta com uma sala audiovisual para cursos e outros eventos ambientais, além de alojamento para pesquisadores e técnicos.

A flora e a fauna completam a riqueza ambiental do Parque! As bromélias, espécie típica de vegetação de restinga, formam verdadeiros “tapetes” pelo interior da mata.

Vale a pena conhecer!

O que fazer na cidade

Mapa da Cidade