Iporanga

Cananéia – Um dos melhores roteiros ecológicos do mundo!

De ruas de paralelepípedo, arquitetura colonial e orla encantadora, a simplicidade é o que torna Cananéia um lugar único.

Destino certo para quem gosta da natureza, tomar um banho de cachoeira em meio a Mata Atlântica, navegar com os golfinhos e assistir a um belíssimo por do sol no canal são alguns dos atrativos que a cidade oferece.

Viver Cananéia é Andar a vontade de chinelo em meios as ruas estreitas e poder sentar a beira mar para sentir a brisa do mar.
Rota perfeita para quem pratica esportes aquáticos e atividades náuticas, Cananéia ainda oferece ótimas opções gastronômicas que vai de deliciosos restaurantes caiçaras de comida caseira a alta gastronomia, além de barzinhos e diversas apresentações culturais.

Cananéia é o destino certo para quem gosta de natureza e aprecia a história do Brasil! Guarda grandes riquezas, assim como uma paisagem simplesmente exuberante, praias limpas com um show a parte dos golfinhos pulando como se gostassem de se exibir para os turistas, rios, cachoeiras, trilhas, além de um Centro Histórico encantador com casas, comércios, ruas e becos com estilos arquitetônicos adotados desde o período colonial. Muitos historiadores consideram Cananéia a cidade mais antiga do Brasil, porém, por falta de documentação, essa informação não pode ser oficializada.

Passeios / Pontos Turísticos

Impossível ir a Cananéia sem parar para conhecer o Centro Histórico, onde concentra-se muitas construções com estilo colonial, preservando toda sua história e suas raízes. Tudo é elegante e encantador! Na praça as crianças podem correr e brincar enquanto os pais apreciam um belo por do sol com vista à beira mar. Caminhar por essa região é um passeio tranquilo e relaxante.

Localizado no Centro Histórico o Museu concentra grande riqueza cultural e histórica. Ali é o lugar ideal para quem quer conhecer mais detalhes e viajar no tempo! Painés, fotos e objetivos antigos contam muito sobre essa encantadora cidade. Uma das grandes atrações é o tubarão branco, sendo o maior em exposição no mundo e o segundo maior já capturado.
O percurso é feito por uma trilha em meio a Mata Atlântica com uma subida íngreme seguida por uma bela escadaria com degraus de tamanhos variados.

Do mirante é possível observar o complexo estuarino lagunar, a cidade, as praias e as ilhas. O visual é de cair o queixo!

Esses passeios são feitos de barco e ficam em uma propriedade particular. Dentro da Gruta de Pedra há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se acredita que foi trazida de Portugal por volta do século XVII.

Os Argolões de Bronze são considerados um marco histórico! Foram encravados na pedra e serviam para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso.

Vale a pena fazer este passeio e poder observar ainda os botos cinzas que se aproximam dos barcos.

Praias / Ilhas

Difícil descrever o Parque Estadual da Ilha do Cardoso e impossível não amar este lugar, que proporciona além de belas paisagens uma experiência única e inesquecível!

É ideal para quem quer relaxar e se desligar do mundo (não tem internet, televisão e nem mesmo energia elétrica)! Antigamente apenas as comunidades nativas podiam desfrutar dessa Ilha, mas hoje em dia os visitantes são bem vindos e muito bem recebidos. Porém, a limite de pessoas e o acesso é apenas pelo mar, indo de barquinhos (voadeiras) ou barcos maiores.

Um dos lugares mais procurados é a Vila do Marujá, que possui pequenas pousadas e restaurantes caiçaras para receber os turistas. Mesmo sem energia a Ilha possui alguns geradores e algumas pousadas oferecem água quente para os banhos.

Outro lugar muito procurado pelos turistas por sua exuberante natureza! É mais perto da cidade de Cananéia, sendo possível fazer um bate volta e tem barquinhos o tempo todo para transportar os turistas.

A praia é um verdadeiro paraíso com muita areia para as crianças brincarem e o mar é tão calmo que pode ser considerado uma grande piscina natural. Há também algumas opções de restaurantes com estrutura simples e comida muito saborosa.

Um verdadeiro paraíso natural! A Ilha do Bom Abrigo é praticamente rodeada por costão rochoso, naturalmente protegida pelas tempestades que acontecem em algumas épocas do ano. Na Ilha há também uma pequena cachoeira e antigas ruínas com tachos de cobre onde se extraiam o óleo de baleias.

A dica é acordar cedo para aproveitar ao máximo essa Ilha praticamente deserta que proporciona momentos mágicos e inesquecíveis!

Ao chegar na cidade de Cananéia o turista terá a opção de atravessar a balsa (de carro, de bicicleta ou a pé) para ir até a praia do Boqueirão Sul.

O lugar possui vários restaurantes na areia da praia. Há também a opção de seguir pelo lado esquerdo da praia, sendo lugares ideais para relaxar e levar seu próprio lanche!

Cachoeiras

De fácil acesso a cachoeira do Pitu é o lugar ideal para curtir com toda a família! Possuindo até mesmo uma pequena estrutura para quem gosta de assar uma carninha. Ela fica dentro de uma propriedade particular e é necessário pagar um valor simbólico para entrar, o que contribui para a manutenção do lugar, assim como a limpeza e roçada em alguns pontos.

A cachoeira tem uma pequena queda de água e forma uma grande piscina para as crianças nadarem e aproveitarem!

Com água cristalina que forma uma grande piscina natural, a cachoeira do Mandira é o lugar ideal para quem quer se conectar com a natureza e aproveitar o meio ambiente. Para se chegar até ela é necessário fazer uma trilha bem leve e de fácil acesso.
É considerada uma das mais belas cachoeiras da cidade! Fica em uma propriedade particular e é necessário contribuir com uma pequena taxa. Para ir até a cachoeira é preciso fazer uma trilha leve de aproximadamente 15 minutos que atravessa um rio que em seu nível mais alto chega até mais ou menos a altura dos joelhos. Além disso, o trajeto possui cordas para auxiliar na travessia.

O proprietário é gentil e hospitaleiro, dando a opção para o turista almoçar por ali mesmo, servindo uma comidinha caseira muito saborosa feita no fogão à lenha.

Mais atrações

Essa é uma comunidade muito tradicional e conhecida na região, fazendo parte da história de Cananéia. Essa região é muito famosa pela extração de ostras e, segundo o povo da comunidade, são as melhores de todo o Brasil.
Cananéia é muito conhecida também por promover diversas atrações culturais durante todo o ano, proporcionando aos visitantes eventos gratuitos com boa música, comida e cultura local.
Essa festa acontece todo ano no mês de junho com comidas típicas, apresentações culturais, exposições, shows, entre outras atrações.
Essa é uma das festas mais tradicionais e procuradas de Cananéia. Ela acontece na Vila do Marujá e atrai turistas de toda a região, oferecendo pratos típicos, em especial, a deliciosa tainha!
Atrai católicos de todo o país que chegam até a cidade de carro, andando, de bicicleta ou à cavalo. No dia 15 de agosto é comemorado a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Uma semana antes já é perceptível o aumento no fluxo de turistas, que podem aproveitar ainda as barraquinhas de roupas, comidas, bebidas, artesanatos, brinquedos, entre outras. Shows, atrações culturais, esportivas, religiosas e queima de fogos também fazem parte da festa.

Mapa da Cidade

Recebe as últimas novidades

Preencha seu e-mail