Ilha Comprida

Ilha Comprida

Como o próprio nome diz, a Ilha é realmente comprida, são 74 quilômetros de extensão de muito mar, areia e belezas naturais.

Dona de uma encantadora paisagem, a Ilha ainda agrada a todos os gostos e estilos, oferecendo pontos mais tranqüilos para aqueles que querem relaxar e pontos mais movimentados, com várias opções de quiosques com cardápios diversificados e musiquinha para alegrar ainda mais o ambiente.
A praia é larga o que proporciona espaço suficiente para diversão e um mar de 74 km com espaço suficiente para as mais variadas atividades aquáticas.
Além de areia, o turista irá presenciar também mangues, restinga, sítios arqueológicos, dunas, espécies raras de aves e áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Passeios / Pontos Turísticos

Como opções de lazer, o município oferece passeios de barco, prática de surf e trilhas em direção a sítios arqueológicos, matas, mangues e dunas, lagoas e grutas. O acesso à zona urbana, norte de Ilha Comprida, é feito pela ponte Laércio Ribeiro, que liga Ilha Comprida à Iguape. A ponta sul (praia do Boqueirão do Sul), não urbanizada, tem acesso por balsa, a partir da cidade de Cananéia.<br /> As dunas de Ilha Comprida são as últimas intocadas de São Paulo e podem ser conhecidas através de trilhas de aproximadamente 3 quilômetros e passeios nas matas e à beira-mar.<br /> Para os amantes de caminhadas e belas trilhas, as opções são: Trilha Juruvaúva a Pedrinhas (com 7,5 km de extensão e aproximadamente 3 horas de caminhada); Trilha Vila Nova a Sítio Arthur (com 5 km de extensão e aproximadamente 2 horas de caminhada); Trilha Dunas a Juruvaúva (3,5 km de extensão. Esta trilha possibilita conhecer as últimas dunas ainda intocadas do estado); e a Trilha de Trincheira (com 2.100 metros de extensão que explora as belezas naturais do extremo sul da Ilha Comprida).<br /> A Ponta da Praia é outro local obrigatório para quem deseja observar belas aves, lagunas e ainda ter uma vista privilegiada do pôr do sol.<br />

Localizada entre Ilha Comprida e Cananéia, a 42 Km do Boqueirão Norte, a Baia dos Golfinhos é o lugar ideal para quem deseja ver de perto o espetáculo dos golfinhos pulando na água. Isso porque o ambiente costeiro e estuarino do Lagamar proporciona a esses animais um ambiente ideal para sua procriação e criação dos filhotes.

Um passeio simplesmente inesquecível e extremamente confortável! Aqui, o turista poderá ver as belezas da Ilha em alto mar em um navio com ótima estrutura (com ar condicionado, som ambiente, espaço no piso superior para maior observação das paisagens) que possui uma velocidade média de 45 Km e tem capacidade para 76 passageiros. Incluso no passeio está a presença de monitores ambientais que darão todo suporte aos turistas. Os passeios partem da Marina Barrera e devem ser agendados com antecedência.
Calmaria e beleza fazem parte da Lagoa do Adriana, que oferece ainda academia ao ar livre, mais de 5 mil metros quadrados de pista de caminhada, play ground e iluminação em led para maior segurança dos moradores, turistas e visitantes para os passeios e práticas esportivas no período noturno. O lugar é ideal para fazer um gostoso piquenique e curtir o pôr do sol.
É nessa Avenida que se concentra importantes atrativos turísticos da cidade de Ilha Comprida, assim como o Espaço Cultural Plínio Marcos, Biblioteca Municipal e a Praça do Adriana.
Lugar certo para quem quer comprar aquele peixe fresquinho direto do pescador local! O Porto da Balsa, também conhecido como Mar de Dentro, é o ponto ideal para a prática da pesca, esportes náuticos e para apreciar a aves e o lindo pôr do sol. Há também uma área com rampa náutica, trapiche, lanchonete e Escola Náutica.
Passeio ideal para toda a família e em contato direto com a natureza! O Parque Linear conta com ciclovia, trilhas, áreas de lazer com pergolados, quadra poliesportiva, campo de futebol, play ground, iluminação em led em travessias no Rio Candapuí. Aliás, o principal objetivo do Parque é a valorização desse rio! O projeto também possui rampas sendo 100% acessível aos cadeirantes.
Essa parada é obrigatória para quem curte e ama cultura! O espaço amplo e de características rústicas reúne um pouco da história da Ilha Comprida, concentra exposições, mostras, saraus, manifestações artísticas e trabalhos artesanais locais. Fica aberto para visitação o ano todo e durante a temporada do verão sedia a Feira Regional de Artesanato Resgatando o Vale, com venda do artesanato das cidades da região, Alto Ribeira e Litoral Sul.

É lá que acontece também diversos eventos e shows culturais, assim como o Ilha Verão e o Ilha Blues.

Um mimo de lugar!!!! De acordo com os registros, a Vila Nova foi fundada em 1770, sendo chamada na época de Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha. Fica as margens do Mar Pequeno e é um lugar simples e charmoso que atrai turistas e visitantes que querem conhecer a Capela e o Cemitério Caiçara.

Dunas

Se tem uma coisa que o turista terá em Ilha Comprida é duna! E este é um passeio ideal para quem quer caminhar pela areia e contemplar um lindo pôr do sol radiando ainda mais o mar. Além disso, nas dunas é possível avistar o mar pequeno de um lado e o mar aberto do outro. São nessas areias também que as corujas buraqueiras fazem seus ninhos e protegem seus filhotes.

Quem preferir pode fazer o passeio de bike!

As Dunas do Juruvaúva se destacam por serem as mais altas do município, sendo que algumas chegam a 10 metros de altura e se transformam em mirantes naturais. Elas estão localizadas a 35 Km a direita do Boqueirão Norte (sentido Sul) com acesso pela Avenida Beira Mar e Estrada da Vizinhança e pertencem a área de proteção permanente e patrimônio natural da Ilha.

Praias

É no Pontal de Trincheira que o turista poderá desfrutar de uma bela e deserta praia, além do espetáculo de botos, vilas caiçaras e melhores ondas para o surfe. O acesso é de carro ou caminhando (se a maré estiver baixa) pela areia da praia para curtir o lindo visual. De lá também é possível avistar a Ilha do Cardoso e a Ilha do Bom Abrigo.
Lugar ideal para quem gosta de pescar e para os praticantes de esportes náuticos. Fica as margens das vilas de pescadores e é ótimo para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
Impossível ir até a Ilha e não conhecer Pedrinhas. Uma Vila de Pescadores simplesmente encantadora e boa estrutura com escola, posto de saúde, correio, biblioteca, igreja, casas de veraneio e um charmoso porto com quiosques e bares na beira do Mar Pequeno!

É em Pedrinhas que acontece também a Festança Caiçara, que atrai todo ano, no mês de outubro, turistas e visitantes de todo o Brasil. A Festa conta com ótima estrutura, quiosques com várias opões de comes e bebes e shows gratuitos. Outra comemoração tradicional da Vila é a Festa de São Pedro, sempre no dia 29/06.

Essa encantadora Vila fica a 40 Km do Boqueirão Norte (sentido Sul) e o acesso é pela Avenida Beira Mar e Estrada da Vizinhança com trechos de asfalto e terra, porém, em boas condições.

Um verdadeiro encanto! As belezas já enchem os olhos ao entrar na Balsa na cidade de Cananéia para atravessar até o Boqueirão Sul. O trajeto dura poucos minutos, sendo tempo suficiente para ver os golfinhos pulando, os navios embelezando a água salgada junto com a luz do sol e as montanhas aperfeiçoando ainda mais o visual. O vento que bate no rosto traz ainda uma deliciosa sensação de liberdade.

Na descida da balsa tem boxes com opções de petiscos, frutos do mar e bebidas. Seguindo pela estrada de areia de aproximadamente 4 quilômetros o turista chegará nos quiosques de frente para o mar com gastronomia caiçara, duchas de água doce e parquinhos para garantir ainda mais a diversão da criançada.

É aqui que fica o fervo!! Para os turistas e visitantes que querem movimento este é o lugar certo!

No Boqueirão Norte há vários quiosques na praia com opções variadas e músicas ao vivo ou som ambiente. É onde o turista encontrará também o centro de compras e eventos, bares, restaurantes, mercados, farmácias, pousadas, padarias, além de barraquinhas com produtos artesanais em uma das Praças e Parque de Diversão para a garotada.

É no Boqueirão Norte que são realizados também os famosos e tradicionais eventos: Ilha Verão (com shows gratuitos na praia, exposições e artesanato que começam no Réveillon e seguem até o Carnaval); Ilha Blues e Ilha Julina.

A Orla do Boqueirão Norte da Ilha Comprida, na Avenida Beira Mar, foi totalmente reformada e readaptada para oferecer aos moradores, turistas e visitantes maior infra-estrutura e mais beleza. Agora, é comum ver as pessoas caminhando, andando de skate, patins, bicicleta ou até mesmo sentados nos banquinhos batendo um bom bate papo ou em rodas de violão. O lugar se tornou parada obrigatória para quem quer tomar ar fresco sentindo a brisa do mar.

A Orla foi projetada para proteger as dunas e abrange um trecho de aproximadamente 3,2 Km em um espaço agradável e charmoso, com jardins, bancos, calçadões, ciclovias, passarelas acessíveis que chegam próximo ao mar e iluminação em led.

Eventos

Considerado um dos festivais mais diversificados do litoral brasileiro, o Ilha Verão oferece grandes shows gratuitos na areia da praia (Boqueirão Norte).

Grandes atrações já passaram pelo palco, assim como Skank, Jota Quest, O Rappa, Biquíni Cavadão, Daniel, Anitta, Luan Santana, Juliano e Marcos Lima, Os Paralamas do Sucesso, Planta e Raiz, entre outros.

Estima-se que em 20 anos de Ilha Verão o evento já atraiu mais de dez milhões de pessoas.

O Festival inicia sempre no mês de janeiro e segue até o Carnaval, com shows diversificados em todos os finais de semana.

Cultura, boa música e público diversificado! Essas são as características que melhor descrevem o Ilha Blues, que é reconhecido como um dos maiores Festivais de Gênero de todo o país.

Acontece sempre no mês de julho e atrai moradores, turistas e visitantes de todo o Brasil. Os shows são gratuitos e acontecem no Espaço Cultural Plínio Marcos. Há também exposição de artesanatos e quiosques com ótima gastronomia e venda de bebidas variadas.

Normalmente os shows começam cedo e a boa estrutura do local permite que o Ilha Blues seja um evento para toda a família!

Quem não conhece vale a pena conferir e para quem já foi é sempre bom repetir a dose!

O tradicional Ilha Julina é destaque e reconhecido em todo o país por ser um evento que envolve toda a comunidade e atrai turistas e visitantes do Brasil inteiro.

A Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte se transforma em um grande arraial com estrutura totalmente coberta. A decoração é alegre, colorida e tradicional; a gastronomia é diversificada agradando todos os paladares e os shows são gratuitos. Grandes músicos já passaram pelo palco do Ilha Julina, sendo alguns deles: Alceu Valença, Victor e Leo, Fala Mansa, Chimarruts, Bicho de Pé, entre outros.

A festa conta ainda com quadrilha de escolas, instituições e ONG’s da cidade e exposição e venda de artesanato.

O Ilha Julina, assim como outros eventos realizados no inverno, veio para mostrar ao público que a praia é também o destino certo em épocas de frio!

Mapa da Cidade

Recebe as últimas novidades

Preencha seu e-mail