Iguape

Iguape

Andando confortavelmente de chinelos pelas ruas estreitas e de paralelepípedo de Iguape a paisagem é colorida, simpática e com muitas construções históricas. Essa é uma das cidades mais antigas do Brasil!

Lugar ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e atrações culturais é uma das maiores e poucas reservas ecológicas do Brasil.

Relaxar só fica difícil em época de Carnaval, uma vez que Iguape é reconhecida por ter um dos maiores Carnavais de Rua de todo o país, reunindo milhões de pessoas!

A Festa do Bom Jesus de Iguape é também muito famosa e atrai fiéis de vários cantinhos do Brasil, que chegam de carro, moto, ônibus, a pé, de bicicleta ou à cavalo.

Passeios / Pontos Turísticos

Iguape possui um dos maiores conjuntos de construções coloniais preservadas do estado de São Paulo, com diversas casas, casarões e igrejas que enchem os olhos com tanta beleza, proporcionando ao turista um excelente passeio histórico e cultural.

Passear por ali durante a noite é também uma ótima pedida! Ao redor da praça existem vários barzinhos, pizzarias e mesas nas ruas.

No Centro Histórico, bem na praça, fica também a famosa Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, muito visitada por fiéis de todo o Brasil e freqüentada pelos moradores da cidade.

Sua construção foi feita em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia. A igreja é imponente, com ornamentos em seu interior que possui uma imagem enorme de Cristo.

Visitar a Basílica é vivenciar um momento histórico do Brasil, fazendo lembrar que por volta de 1650, no auge da riqueza proporcionada pelo ouro, Iguape se transformou em um centro de peregrinação.

De fácil acesso, podendo chegar de carro, é no Morro do Espia que o turista poderá ver de pertinho uma réplica do Cristo Redentor, além de apreciar uma vista exuberante da cidade de Iguape, do Mar Pequeno e da Ilha Comprida. O amanhecer e o anoitecer ficam ainda mais lindos dali!
É um recanto turístico, sendo uma ótima opção de lazer. Fica no Parque Municipal do Morro do Espia com uma deliciosa área de lazer que proporciona tranquilidade e contato com a natureza. Ali é também um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.
Com uma linda vista para o Mar Pequeno, a Toca do Bugio é um paraíso natural perfeito para quem busca paz, sossego e contato com a natureza. Possui um Píer ideal para quem curte pescar ao som dos passarinhos e com a brisa do mar. O passeio é para toda família, visto que há bastante espaço para as crianças brincarem, inclusive com cadeirinhas e balanços nas árvores. Quem quiser levar um lanchinho o lugar oferece ainda algumas mesinhas. Outra opção é comer no quiosque.
Parada obrigatória para quem não quer voltar para casa carregando pelo menos uma lembrancinha da cidade. Aqui o turista irá encontrar várias opções de artesanato, que faz parte do folclore e revela costumes e tradições da região.
A Caverna do Ódio serviu de abrigo a um pequeno grupo que se instalou ali para pescar e coletar moluscos. Até hoje é possível perceber vestígios das ações desse grupos com a presença, por exemplo, de manchas de carvão das fogueiras de restos ósseos de peixes e pequenos animais.
Principal acesso entre as cidades de Iguape e Ilha Comprida. A ponte possui uma belíssima vista passando por cima do Mar Pequeno.

Praias

Destino certo para quem gosta de praias mais desertas e afastadas, a praia da Juréia possui ainda um encanto especial por estar cercada pela Mata Atlântica.

É a única praia de Iguape e fica na Estação Ecológica Juréia – Itatins, que é uma grande área de proteção ambiental, excelente para quem gosta de caminhadas e trilhas.

O lugar possui diversas construções da época da colonização, alguns quiosques e uma boa estrutura de hospedagem com várias opções de pousadas.

Basta atravessar uma ponte para chegar em Ilha Comprida, dona de um cenário paradisíaco com dunas, praias preservadas e piscinas naturais.

Trilhas

Essa trilha possui um percurso de aproximadamente 2 km de extensão em meio à Mata Atlântica com muitas figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. A duração média é de duas horas de caminhada. Os adeptos do trekking não abrem mão de percorrer essa trilha que leva ao Morro do Espia.
O começo dessa Trilha é no bairro Barra do Ribeira e possui uma travessia pelo Rio Suamirim seguida de caminhada sobre o mangue através de uma passarela de madeira. O passeio inclui uma visita a um casarão construído no século XIX.
Por ser tratar de uma área de proteção ambiental fechada ao público os interessados em acessar essa trilha devem pedir autorização e ter acompanhamento de um monitor. Ela fica no Costão da Juréia e chega até o Guaraú (na cidade de Peruíbe).

Conta a história que o nome Trilha ou Caminho do Imperador se deu por ter servido de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil.

Festas e Eventos

A Festa de Virada de Ano é tradicional e reúne milhares de pessoas de toda região. Conta com Corrida São Silvestre Iguapense, show na praça e queima de fogos.

É uma ótima pedida para famílias que querem fugir das multidões sem deixar de curtir um belo Revéillon.

Reúne milhões de pessoas e é considerado um dos melhores Carnavais de Rua de São Paulo e de todo o país. Muitos blocos que desfilam pelas ruas da cidade foram fundados há mais de 40 anos, possuindo muita tradição e reunindo fieis foliões.

O que fazer na cidade

Mapa da Cidade