Eldorado

Viva Eldorado – Um paraíso de diversidades naturais!

A pequena e aconchegante Eldorado, antes chamada de Xiririca no ciclo do ouro, é dona de uma beleza natural de encher os olhos.

Concentra grande número de cavernas muitas ainda inexploradas e belíssimas cachoeiras. Como toda cidade do interior, tem uma simpática praça com uma singela Igreja.

É em Eldorado que se localiza também várias comunidades quilombolas que mantém viva muito das suas tradições e culturas.

O 4º maior município paulista em extensão possui 70% da área coberta por Mata Atlântica intacta. Sendo 30% desse território ocupado por unidades de conservação como o Parque Estadual Intervales e o Parque Estadual de Jacupiranga.

Eldorado ainda guarda lugares de incomparável beleza e propícios para a prática de esportes de aventura.

Pontos Turísticos

Parada obrigatória para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. O Parque Municipal Salto da Usina fica a apenas 10 quilômetros de distância do centro da cidade.

Possui piscinas naturais e as ruínas de uma das primeiras usinas hidrelétricas do Estado, um lugar ideal para passar o dia em família!

É um dos principais atrativos do Salto da Usina, com água cristalina, corredeiras, pequenas quedas e piscinas naturais ideais para tomar aquele banho energizante!
Local de beleza extraordinária e única, dona de um pôr do sol de brilhar os olhos e aquecer o coração! Este Mirante fica a 900 metros acima do nível do mar oferecendo uma visão panorâmica da Mata Atlântica e também parte da Caverna do Diabo e do Rio Ribeira de Iguape.
Sinta-se nas nuvens no Mirante do Cruzeiro!

Essa imponente e exuberante montanha possui 510 metros de altitude onde o visitante encontrará belíssimas vistas de várias cidades do Vale do Ribeira, além do lindo e sinuoso Rio Ribeira. O topo é aberto, quase sem vegetação e com rochas expostas, o que facilita a visualização da paisagem em todos os ângulos. O lugar ideal também para os observadores de aves e animais silvestres.

Eldorado possui diversas comunidades quilombolas, sendo o Quilombo Ivaporunduva o mais antigo da região. Formado no século XVII, o Quilmbo mantém muito das suas raízes, tradições e costumes, enriquecendo ainda mais a história e a cultura local.

O turista tem a oportunidade de conhecer de perto os costumes dessa comunidade e toda a riqueza natural que as rodeia, assim como o verde das matas e as águas cristalinas das cachoeiras.

Seu nome foi originado a partir de uma discussão entre duas mulheres enquanto lavavam roupa. O quilombo Sapatu fica localizado a aproximadamente 35 km do centro da cidade de Eldorado.

A base de sua economia é a agricultura, o turismo e a venda de artesanato. As famílias locais se sustentam a partir da colheita de banana, arroz, feijão, milho e inhame. A feitura da farinha ainda é realizada de forma bastante artesanal. Um saber passado de geração em geração.

Além da Mata Atlântica e das cavernas, o município de Eldorado ainda guarda uma abundância de pequenos córregos e ribeirões de águas límpidas que possuem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, excelentes para banhos e mergulhos.

O Vale das Ostras, por exemplo, é formado pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo.

Esse lindo Ribeirão percorre um trajeto até desaguar no Rio Ribeira e forma cerca de 12 cachoeiras das mais variadas formas e tamanhos.

Cachoeiras e Rios

Essa cachoeira foi eleita a mais bonita do estado de São Paulo. Ela possui uma exuberante e imensa queda de 53 metros, sendo que sua origem se dá numa nascente em área fechada, que atravessa quatro quilômetros no interior da Caverna do Diabo.

O acesso é passando por piscinas naturais com água cristalina e três quedas menores.

O outro caminho é pela trilha completa do Vale das Ostras que dura aproximadamente cinco horas, incluindo mais 11 quedas e muitas belezas naturais.

A bela cachoeira do Araçá é formada por uma sequência de pequenas quedas de águas cristalinas ideais para se refrescar e ficar em contato com a natureza.

É uma trilha bastante visitada, devido à proximidade com a Caverna do Diabo e por possuir três belíssimas quedas-d’água; sendo que a primeira é propícia para contemplação, a segunda é ideal para banho e a terceira possui uma bica natural.

Linda, pequena e de fácil acesso! A trilha para se chegar até essa cachoeira tem apenas 150 metros. É um passeio ideal para quem quer facilidade, praticidade e contato com a natureza.

Cavernas

Esculpida há milhares de anos, a Caverna do Diabo é a maior do Estado de São Paulo e a mais conhecida da região, sendo considerada uma das mais belas de todo o país.

É famosa por ter impressionantes formações naturais e pela grande dimensão de seus salões internos.

Hoje possui excelente infraestrutura com iluminação artificial, escadas, passarelas e pontes para que até mesmo crianças e idosos consigam visitá-la.

Eventos

Mapa da Cidade

Recebe as últimas novidades

Preencha seu e-mail