Cajati

Viva Cajati – Cidade dos Minérios

Segunda cidade do Estado de São Paulo de quem vem do estado do Paraná, a pequena cidade de Cajati oferece aos turistas diversas atividades em meio à natureza. Dona de belezas inigualáveis, com lindas cachoeiras, montanhas e cavernas, Cajati é considerada também uma ótima opção para quem quer sair a noite para ver as estrelas em uma caminhada pela praça e aproveitar para comer algo especial.

É em Cajati que também tem uma grande mineradora, que extraí minério de fosfatos mais puro do mundo.

Cachoeiras

Linda cachoeira e com grande piscina natural. Ideal para se refrescar nos dias quentes de Cajati. A Cachoeira da Barra do Azeite tem aproximadamente 17 metros de altura.

Para se chegar ao Mirante e a Cachoeira da Capelinha, localizadas no Parque Estadual do Rio Turvo (PERT), é necessário descer por uma grande escadaria rústica em meio à mata. Existem 3 mirantes para observar a linda cachoeira.

Descendo mais as escadas chega-se até a cachoeira, que conta com uma piscina natural e muitas pedras ao redor. É um verdadeiro paraíso com uma ótima estrutura e natureza preservada. Vale a pena conhecer!

Cavernas

A gruta da Capelinha fica no Parque Estadual do Rio Turvo (PERT). Conta a história que ela serviu de abrigo para o revolucionário Capitão Carlos Lamarca e seus 16 guerrilheiros em 1969 durante a fuga da perseguição do exército brasileiro.

Pontos Turísticos / Passeios

O Parque Estadual do Rio Turvo é um lugar lindo, em contato com a natureza, com ótima estrutura e onde se encontra muito da história da região!

Conta com as atrações no Núcleo Capelinha como trilhas, cachoeiras, caverna e pontos turísticos.

O núcleo abriga ainda um importante sítio arqueológico, onde foi encontrado o fóssil do Luzio com cerca de 10 mil anos, considerado o mais antigo registro de ocupação humana dentro do Estado de São Paulo.

O PERT é importante também para a manutenção de ecossistemas marinhos e habitat do mico leão de cara preta, além de apresentar uma flora diversificada

O Centro de Exposição Temática é incrível e possui um acervo com muitas curiosidades e objetos antigos que contam muito sobre a história da região.
O CET do Núcleo Capelinha fica no Parque Estadual do Rio Turvo (PERT) e oferece vários atrativos, assim como o Museu da Capelinha, exposições temáticas com informações sobre o parque e a região, além de réplicas de animais da Mata Atlântica.
Possui uma vista simplesmente impressionante e maravilhosa de toda a cidade e de grande parte dos municípios vizinhos, além da belíssima janela espacial noturna para os amantes da astronomia serviu de plataforma para saltos de asa-delta e é considerada um dos melhores pontos do Estado de São Paulo para a prática do vôo livre.
Bem no Centro de Cajati, a linda e espaçosa Praça da Bíblia é o lugar ideal para quem quer levar as crianças para correr e brincar ou para sentar no banco e bater um bom bate papo.

Possui rampa de acesso para facilitar a locomoção dos cadeirantes.

O que fazer na cidade

Mapa da Cidade