Apiaí

Viva Apiaí – Terra do Ouro

Cidade maravilhosa, com clima ímpar e população extremamente receptiva. Assim é Apiaí: simples e especial!

Em sua particularidade, Apiaí é também a porta de entrada para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), onde são encontradas belas e preservadas cavernas.

A cidade abriga também o Parque Municipal Morro do Ouro, com trilhas e minas desativadas.

A cidade é a única do Estado de São Paulo que possui registro fotográfico de que tenha caído neve!

Passeios / Pontos Turísticos

Simplesmente encantador! Neste Parque o contato com a natureza e a presença de boas energias fica em evidência!

Localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga, o Petar possui mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos, enfim! Difícil descrever um verdadeiro paraíso entre vales e montanhas localizado na maior porção de Mata Atlântica preservada de todo o Brasil! Agrada desde os amantes de natureza e esportes quanto para os estudiosos e historiadores.

Impossível conhecer e não amar este lugar!

Este Parque possui este nome por no passado ter sido muito procurado por ingleses, americanos e japoneses que estavam em busca de ouro na região. Com o tempo muitos abandonaram o lugar e outros se embrenharam nas matas vizinhas dedicando-se a lavoura.

Hoje o Morro do Ouro é um lugar muito procurado por turistas por possuir uma linda paisagem e proporcionar momentos especiais em contato com a natureza. O Parque possui ótima estrutura com ponto de informações turísticas, playground e fonte de água natural. Virou point também para a galera que anda de bike e motociclistas!

Magnífica e exuberante com uma grande queda d’água. Essa cachoeira encanta os visitantes e fica localizada na estradinha entre o Núcleo Santana (um dos portais do Petar) e a cidade de Apiaí, após um mirante.

Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, essa Igreja se torna especial por sua simplicidade e beleza, sem a presença de ostentação! É muito bem conservada e possui uma ótima acústica! Com certeza é um dos cartões postais de Apiaí!
A Casa do Artesão é um ponto muito conhecido por todos e parada obrigatória para os turistas que apreciam trabalhos feitos à mão. Apiaí é famosa por sua tradição em artesanato de argila.

Na Casa do Artesão o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em argila, em palha, taboa e em capiau (rosário), além de produtos alimentícios artesanais, assim como compotas e licores.

O Museu Sala das Mestras fica dentro da Casa do Artesão e ambos sãos os lugares mais importantes a serem visitados em Apiaí, tanto pelo interesse histórico quanto pelos atrativos artísticos. O lugar é um casarão lindo do início do século XX que fica bem no Centro da cidade. Neste local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidos por artistas e pessoas simples, porém extremamente talentosas, da zona rural no município.

O que fazer na cidade

Mapa da Cidade